1.916 – O PRIMEIRO JUIZ DE PAZ
8 de janeiro, o Major Nicolau Coutinho foi nomeado primeiro Juiz de Paz para o Distrito de Água Limpa.
1.916 - A PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA
Em 01 de fevereiro foi instalada, tendo muito contribuído para esse ato o Major Nicolau Coutinho, que era então o primeiro Juiz de Paz, Inspetor Escolar e membro influente do Diretório Político de Alfenas.
1.917 - INICIO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ
Em 01 de maio tem inicio a construção em alvenaria da Igreja Matriz “N. S. Aparecida”. Foi seu construtor o Sr. João Testi, que teve uma ajuda significativa nesse trabalho do Sr. Guido Testi.
1.919 – A PRIMEIRA CADEIA PÚBLICA
Por iniciativa dos Srs. Francisco Ribeiro Bernardes e João Elias, foi construída a primeira Cadeia Pública.
1.921 – IGREJA MATRIZ
É inaugurada a atual Igreja Matriz; para sua construção muito trabalharam o Padre João Van Royen e os Srs. Francisco Ribeiro Bernardes, Antônio Ferreira Barbosa, Antônio Ferreira Barbosa Sobrinho, Pedro Luiz Moreira, João Elias, Abdala Neder e Antônio Gonçalves da Costa Severino.
A construção foi terminada pela Comissão chefiada pelo Major Antônio Ferreira Barbosa, Benjamim Libânio e Abdala Neder. FONTE: Paróquia N. S. Aparecida.
1.926 – O RELOGIO DA MATRIZ
Em 01 o janeiro relógio de quatro faces é instalado na torre da Matriz foi doado pelo Sr. Jorge Messias, trata-se de um relógio de pêndulo, com corda para sete dias e que está em perfeito estado de conservação e funcionamento, precisa assim ser preservado porque são muito raros os relógios de torre de quatro faces.
Maquinário do relógio
Maquinário para regulagem das horas/minutos
1.926 - OS SINOS DA MATRIZ
Badalaram pela primeira vez em Serrania no dia 01 de janeiro. São dois sinos exatamente iguais, foram doados por Sebastião Borges e sua esposa Sra. Maria Cândida de Souza e por Antonio de Souza Moreira e sua esposa, Sra. Maria José Borges. Os sinos estão acoplados ao relógio da torre e anunciam automaticamente ás vinte e quatro horas do dia e com apenas uma badalada as meia horas.
FONTE: Paróquia N. S. Aparecida
1.927 - CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA SERRANIENSE
Em 25 dezembro foi criada oficialmente a Corporação Musical “Lira Serraniense”, composta pelos senhores: Waldemar Miguel, Cristóvão Miranda, Benjamim Libanio, Sebastião Figueiredo, liderados por Antônio Miguel Sobrinho e tendo como seu primeiro regente o maestro José Mário Ribeiro da Gama.
FONTE: Amir Miguel
1.929 – TERRENO DO GRUPO ESCOLAR
Conforme Escritura Pública, registrada no Cartório do Registro de Imóveis de Alfenas, em 11 de setembro a Prefeitura Municipal de Alfenas, fez a doação para o Estado de Minas Gerais, de um terreno, medindo 2.000 metros quadrados avaliado em 5.000$000 (Cinco Contos de Reis), destinado a construção do edifício do Grupo Escolar do Distrito de Serrania, Grupo Escolar Benjamim Constant.
FONTE: Cartório de Registro de Imóveis de Alfenas
1.931 – INAUGURAÇÃO DA PRAÇA MINAS GERAIS
O então Prefeito Municipal de Alfenas, Sr. Ismael Brasil, inaugurou em Serrania a Praça Minas Gerais e a seguir o matadouro municipal.
Bronze, situado na esquina com a rua Alaíde Siqueira Miguel, alusivo à inauguração da Praça Minas Gerais em 1931